Tudo o que Precisa Saber sobre Maria Montessori e o seu Método

Consegue imaginar uma mulher que quebrou todas as fronteiras e barreiras culturais no seu tempo durante o século XIX? Bem, caso tenha pensado em Maria Montessori você está certo. #girlboss

Pode ver, de seguida, um resumo  da sua vida e das bases do Método para facilmente  entender o que é e do que consta.

 

Resumo Biográfico:

A Dra. Maria Montessori nasceu em Anacona, Itália, a 31 de agosto de 1870 e é autora da pedagogia Montessori. A sua pedagogia hoje conhecida mundialmente foi criada após anos de observação e trabalho próximo com crianças e “guias”, como ela chama aos adultos responsáveis, para as apoiar nos seus anos escolares.

images (2)

Maria Montessori  foi a primeira médica em Itália  no ano de 1896, bem como pedagoga, inventora, matemática, activista da paz, verdadeira feminista e candidata a um Prémio Nobel de Educação como inventora do Sistema Educativo Montessori em 1949.

Durante a faculdade de medicina a escola forçou-a a frequentar as aulas com seu pai porque era considerado imoral ela comparecer sozinha ao lado de seus colegas do sexo masculino. Imagine as limitações que ela teve durante os anos de estudo e quão difícil foi trabalhar para obter o diploma.

Uma vez formada pela universidade de medicina foi designada para o piso psiquiátrico do hospital trabalhando especificamente com crianças. É aí que o seu método começa.

O Método:

Montessori acreditava que todos nós nascemos com um determinado potencial e que os adultos devem ajudar as crianças a desenvolver esse potencial. Deu-lhe o nome de  “Segredo da Infância”. Esse segredo precisa ser seguido pelo adulto com base em princípios fortes como: ordem, liberdade de movimento, idioma, independência, ambiente preparado, , liberdade, disciplina, desenvolvimento social, observação, música e artes.

Ao longo da sua vida, Montessori escreveu vários livros, desenvolveu materiais específicos para o seu método e deu inúmeras conferências internacionais. Durante os anos em que viveu na India, onde o Método Montessori está amplamente aplicado nas escolas, manteve uma grande amizade com Mathama Ghandi. #coolfriendstohave

A Dr.ª Montessori divulgou o seu método não apenas na Itália, onde fundou sua primeira “Casa dei Bambini” (Casa das Crianças) a 6 de Janeiro de 1907, mas também na Índia, Holanda, EUA, Reino Unido e muitos outros países. Nos dias de hoje existem perto de 8.000 escolas Montessori em todo o mundo.

Como mencionei anteriormente, ela escreveu varios livros dedicados às suas descobertas e observações. O livro mais abrangente aborda a sua pesquisa sobre os primeiros anos da criança intitulada “A Mente Absorvente”(1949). Uma jóia que todos devemos ler, como pais, adultos responsáveis e seres humanos. Este livro mudou a maneira como eu olho para as crianças, a maneira como as considero e respeito ganhou em mimuma perspetiva totalmente diferente, mais consciente. (Maria Montessori não sabia naquela época mas o seu método tem uma componente de Mindfulness muito forte, para as crianças mas também para os adultos).

Depois de dedicar toda a sua vida ao estudo das crianças e trabalhar com elas, com o propósito de ajudar o mundo a alcançar a paz através dos olhos das crianças, Maria Montessori falece com 81 anos a 6 de maio de 1952 em Noordwijk aan Zee na Holanda.

Esta é a inscrição no seu túmulo:

“Peço a todos os meus queridos e poderosos meninos que se unam a mim na construção da paz entre os Homens, no Mundo inteiro”.

Maria Montessori é uma inspiração, uma rocha na qual muitas, muitas crianças aprenderam a ser independentes, honestas e autónomas desde uma idade precoce, tornando o mundo melhor, dia após dia. Foi também uma fiel defensora das mulheres e do seu fortalecimento na sociedade em todo o mundo, uma verdadeira feminista.

images (5)
Montessori foi, como eu sou, uma fiel defensora de que o amor é a resposta #loveistheanswer

Há um pormenor muito importante para ter aqui em mente: para que o seu método seja efetivo é necessário que os adultos mudem a sua mentalidade para acompanhar a criança. Ela costumava dizer que as crianças podem desenvolver e florescer todas as capacidades que existem dentro delas sem a nossa intervenção direta.

Então, sempre que alguém lhe disser que o Método Montessori está “na moda” ou que é inovador e novo, pode  muito bem responder: “Yeap, muito inovador, há mais de 100 anos!” 😉

Montessori e Top10Mom

Muitos dos meus textos no Top10Mom, são inspirados nos princípios da Dr.ª Montessori. Especialmente, nas áreas de DIY, observação das crianças e como aplicar métodos da vida prática em ambiente familiar para “ajudarmos as crianças a  ajudarem-se”.

Por causa da minha admiração para com ela e com o seu método, tenho algo para compartilhar com vocês que me deixa extremamente feliz. Em Setembro de 2017, irei fazer a formação internacional de Certificado AMI de Assistente de Aula para Casas de Crianças dos 3 aos 6 anos (Associação Montessori Internacional) no Porto, onde irei aprender mais sobre como aplicar o método Montessori, como ajudar a vida infantil através desta educação e irei partilhar muita informação mais profunda no blog. Estou muito entusiasmada! Mais informação sobre o curso aqui.

ami

Já conhece o Método de Maria Montessori? Concorda comigo que ela é uma supermulher? Aplica algumas das actividades baseadas no método Montessori em casa? Compartilhe-as comigo abaixo; Juntos, podemos fazer um mundo melhor desde casa.

Grande beijo,

Erika@Top10Mom #Loveistheanswer


 

Infografia da Visually com um resumo do Método Montessori, enjoy desfrutem e partilhem se gostam! #sharingiscaring

 

Advertisements

2 thoughts on “Tudo o que Precisa Saber sobre Maria Montessori e o seu Método

  1. Estou a descobrir Montessori aos poucos mas ainda me falta muito,muito para conseguir aplicar em pleno. Tenho o meu pequeno de 14 meses a quem quero estar ao lado a olhar o mundo da melhor forma s permitir-lhe explorar o que o rodeia ao seu ritmo, sem o exagero da tecnologia e da pressão dos dias de hoje. Espero conseguir 🙂

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s