Top10Ciencia: Grávidas + MIT + Telemóveis= Peaceful mom

Investigadores de Europa juntam-se para dar vida a ideia de uma Bioengenheira Portuguesa que está a tirar o doutoramento na MIT Portugal. Muito conhecimento e ciência para apoiar as mães e os babies durante a gravidez.

A barriga creche, o bebé se mexe, mas fora do consultório do medico não ouvimos nada!. A ideia da Maria João é outra…

1.- Maria João, podes-te apresentar e explicar a tua ligação com o projecto ‘Peaceful mom’?

O meu nome é Maria João Jacinto e estou neste momento a terminar o meu doutoramento em Bioengenharia no Instituto Superior Técnico pelo programa MIT Portugal. Há uns meses candidatei-me a uma bolsa para participar no European Innovation Academy (EIA, http://inacademy.eu/) que realiza em 2017, pela primeira vez, uma das suas edições em Portugal (Cascais). Na EIA o objectivo é criar uma equipa e trabalhar uma ideia até ao produto em apenas 15 dias!! No início da EIA submeti a ideia da ‘Peaceful Mom’ na plataforma e ao fim do primeiro dia consegui arranjar mais 4 elementos que se identificaram a ideia e com vontade de a desenvolver.

2.- Peaceful Mom, é um app muito inovadora. Como surgiu esta ideia?

A ideia surgiu do dia-a-dia. Tenho cada vez mais amigas a começar a engravidar e a ter filhos, e vejo como é estressante a primeira gravidez, principalmente quando existe obstáculos como pressão alta da mãe. Para além disso, a nossa sociedade está cada vez mais moldada para atrasar a primeira gravidez para depois dos 30 anos, o que muitas vezes requer mais monitorização e cuidados. Senti que com tanto desenvolvimento tecnológico deveria haver uma forma de ajudar a tornar a gravidez mais fácil e simples.

3.- Esta app é gratuita ou tem algum custo?

A ideia está a ser desenvolvida na EIA, pelo que ainda está numa fase embrionária. Queremos que seja um produto rigoroso e por isso queremos desenvolve-lo com aprovações das agências regulatórias médicas. Isto ainda levará algum tempo a ser alcançado. Já temos um protótipo da aplicação mas que ainda precisa de algum trabalho, principalmente na ligação ao dispositivo wearable.

4.- Como funciona a solução ‘Peaceful mom’?

O nosso objectivo é desenvolver uma solução única que ajude os futuros pais a estarem mais seguros da saúde da grávida e do bebé, e ao mesmo tempo sentirem e partilharem melhor a ligação com o bebé.

Resumidamente, queremos construir um dispositivo wearable (uma conjunto constituído por uma pulseira e uma banda) que monitorize e grave dados biométricos relevantes durante a gravidez (pulsação e pressão arterial da mãe; batimentos cardíacos do bebé) que podem depois ser enviados para a família e amigos e conectados aos registos médicos do obstetra.

PeacefulMom pitch
Assim funciona Peaceful mom.

5.- É possível ligar os dados da ‘Peaceful mom’ com os médicos para seguirem o desenvolvimento do bebé?

A ideia é essa! Sabemos que será um objectivo difícil de alcançar porque isso significaria menos consultas para os médicos, mas o nosso objectivo é tornar a gravidez mais simples e confortável, e acreditamos que o envio de dados automático para o registo médico de cada grávida ajudaria muito a alcançá-lo.

6.- A partir de que semana podemos sentir o batimento cardíaco dos bebés?

Consegue-se medir facilmente o batimento cardíaco do bebé por volta das 10 semanas de gestação.

7.- O que podemos esperar da ‘Peaceful mom’ num futuro próximo?

A EIA termina esta sexta-feira (4 de agosto 2017) com a apresentação da ideia num pitch de 3 minutos a investidores. Esperamos conseguir ficar classificados no top10 equipas finalistas e conseguir investimento para continuar a desenvolver a ideia. (Boa sorte equipa!!)

20294511_513770792303432_7722113581166565254_n

8.- Existe algum tipo de risco em ter o telemóvel muito próximo da nossa barriga quando estamos grávidas? Pode afetar ao bebé?

A vantagem da ‘Peaceful mom’ é ser uma solução wearable e que não precisa de ter o telefone colado à barriga. Queremos captar os batimentos cardíacos do bebé pela banda/cinto e enviar os dados captados para a aplicação por bluetooth/wifi. Para além disso, os batimentos cardíacos do bebé serão captados por ultrasons, pelo que não sujeitaremos o bebé a qualquer tipo de radiação para fazermos a medição. Só assim funcionará como um dispositivo de monitorização e não apenas de medição pontual.

9.- Eu própria estive muito tempo ligada a um scanner no hospital durante as ultimas semanas da minha gravidez. Acha que no futuro estes scanners vão desaparecer e passaremos a usar apps como a ‘Peaceful mom’?

Sem dúvida! A nossa visão é exactamente essa: tornar a gravidez e os seus obstáculos o mais simples e confortável possível. Queremos que qualquer grávida tenha a possibilidade de acompanhar o desenvolvimento da sua gravidez em casa sem necessidade de visitas constantes ao hospital, muitas vezes apenas fundamentadas em “intuição” ou “bad feelings”.

10.- Qual tem sido a tua experiência pessoal com esta app e porque recomendarias às tuas amigas? O que te motiva a trabalhar nesta app?

O que motivou a ter a ideia e trabalhá-la na EIA é a vontade de efectivamente ajudar a mudar a vida das pessoas para melhor. Muitas vezes temos ideias aleatórias que ficam para sempre só como ideias; ou mesmo trabalhando em ciência, muitas vezes temos dificuldade em transformar o nosso trabalho num produto físico e útil. A grande motivação de todos os elementos da equipa ‘Peaceful mom’ foi e será sempre tornar a área da saúde mais prática e ainda mais útil para o consumidor, aliando tecnologia já existente com novas e velhas necessidades e problemas ainda sem resolução.

Obrigada pelas respostas Maria João e muito boa sorte na final da EIA.! tenho fé que vão ter um grande sucesso! E por favor, mantém-nos “updated” sobre os processos do projeto, porque eu quero ter a minha band Peaceful mom se ficar gravida de novo!

Podem encontrar a Peaceful mom no Facebook: @peacefulmomnet e no web site: www.get.peacefulmom.net


A Top10Mom apoia projetos que tenham como objectivo principal as mulheres, gravidas, famílias e crianças. Acho que o empreendedorismo, a ciência e inovação, mas sobre tudo o amor devem ser divulgados e apoiados.

Beijos,

Erika

#loveistheanswer

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s