Pensando em comprar um brinquedo plástico? Pense de novo!

Top10 Respostas: Porque são melhores os brinquedos de madeira? E os meus 10 links favoritos para comprar brinquedos de madeira online!

Os brinquedos de madeira parecem estar na moda… mas devem lembrar-se que os nossos pais, avós e bisavós brincavam só com brinquedos de madeira, pano, ou materiais naturais, feitos à mão, com muito amor e dedicação. Sendo didáticos são também amigáveis e mais adequados para as mãos pequenitas das crianças.

Em casa, temos alguns desde o nascimento do Santiago e realmente comparando com os plásticos são mesmo… outra coisa.

Sei que hoje em dia uma visita á loja dos brinquedos é encontrar 99% de brinquedos plásticos e barulhentos, mas buscando com paciência, encontramos brinquedos de madeira para cada idade. No fim deste encontraram uma lista com as minhas 8 paginas favoritas para comprar brinquedos de madeira online! A não perder e a comprar alguns!

Partilho convosco os Top10 principais motivos pelos quais os brinquedos de madeira são tão especiais:

IMG_5946
Casinha de figuras geométricas de encaixe e comboio da marca Goula

1.- Beleza: Os brinquedos de madeira são lindos e calorosos – podem manter a sua cor natural ou serem tratados com pinturas cuidadas e delicadas. Os de plástico são frios – as suas cores são normalmente estridentes, com luzes e sons ensurdecedores que stressam quer adultos quer, sobretudo, os mais pequenos.

2.- Vida Útil: Os brinquedos de madeira tem uma vida útil muito superior à dos brinquedos de plástico. Podem passar de geração em geração e manter não só a qualidade como também a utilidade

3.- Artesanato: Uma boa escolha pode resultar num importante apoio ao artesanato local se a decisão recair na compra de brinquedos produzidos manual e localmente. Em Portugal ainda se encontram peças maravilhosas feitas a mão. Diretamente nas lojas dos artesãos, na feiras locais e até na internet, é possível encontrar brinquedos para todos os gostos e ocasiões. A título de exemplo deixamos aqui o endereço eletrónico da Feira de Barcelos que tem, já há muitos anos, um belo catálogo de briquedos de madeira produzidos manualmente:

Também a não perder a Feira Nacional de Artesanato e muitas outras onde podemos arranjar grandes achados!

4.- Imaginação: Os brinquedos de madeira estimulam a imaginação. Têm poucos automatismos pelo que são as crianças que dão vida a estes brinquedos com a sua interação diária com eles, usando as suas mãos para experimentar as multiples opções que eles lhes proporcionam: encaixar esta peça aqui, mudar este bloco para lá, juntar dois ou mais elementos…

5.- Barulho: Algumas crianças gostam dos brinquedos que fazem sons ou tocam músicas, mas é necessário ter em atenção que alguns sons eletrónicos em vez de estimularem o processo intelectual pelo contrário limitam a sua imaginação aprisionando-a com o som sintetizado e, normalmente, repetitivo.

6.- Concentração: Os brinquedos de madeira estimulam a concentração por períodos de tempo mais prolongados, por não ter luzes ou barulhos automatizados que impeçam o pensamento estruturado da criança.

Com os brinquedos de madeira, as crianças são motivadas para criar os seus próprios sons, movimentos e músicas o que estimula outro tipo de atividades cognitivas.

IMG_5945

7.- Margem de erro: Os jogos em madeira têm a sua própria margem de erro, ou seja a solução terá de ser alcançada pela criança num processo de tentativa/erro obrigando-a a procurar a resolução de forma estruturada e didática. Não existe nenhuma tecla ou ecrã que lhe permita atingir, com facilidade, a meta final.

8.- Segurança: Os brinquedos de madeira são muito mais seguros. Duram mais e não se fragmentam em muitas peças pequenas diminuindo muito o risco de lesões. Há contudo que ter o cuidado de escolher produtos de boa qualidade e acabamentos de primeira.

9.- Tradição: Para além da sua beleza, da sua cor e da sua textura, os brinquedos de madeira trazem com eles uma história de muitos anos passada de geração em geração pelos marceneiros que os fazem com o pensamento nas pequenas mãos das crianças e na sua inesgotável imaginação.

10.- Menos é mais: Com os brinquedos de madeira iremos notar que precisamos menos brinquedos para manter as crianças ocupadas e concentradas. A estridência e barulho associada aos brinquedos de plástico fazem com que a criança se entretenha muito menos e, não raro, os abandone para ir brincar com uma caixa de papelão.

11.- BONUS: Amigos do ambiente! Contaminamos menos e contribuímos a um ambiente menos poluído quando investimos em brinquedos de madeira. (Obrigada @Sofia Leite!)

Os brinquedos de madeira podem parecer caros comparados com os brinquedos plásticos mas a relação qualidade preço compensa o investimento.

São brinquedos para a vida toda, não são só dos nosso filhos mas, provavelmente, dos filhos dos nossos filhos!

PD: Não é preciso responder quais são os brinquedos que prefiro para o Santiago, certo?

 

Links as minhas 10 paginas favoritas para comprar brinquedos de madeira online:

1.-Brinquedos de Madeira na Amazon UK

2.- Brinquedos de Madeira na Amazon España

3.- Melissa and Dough: Uma das marcas mais populares de brinquedos de madeira atualmente

4.- Em Portugal: A Feira de Barcelos

5.- Goula: Fabrica Espanhola de brinquedos de madeira

6.- Brinquedos Grimms: Com o famoso arco-íris!

7.- Emanuel Rufo: Brinquedos de madeira portugueses com toque moderno e simples

8.- Djeco: O puzzle dos animais em baixo, é deles!

9.- Plan Toys: recomendado pela blogger: Happy Mom Descomplicada. Cada dia gosto mais desta marca!

10.- Ocamora: recomendação do blog Aprendiendo con Montessori Numa finca em Andaluzia este casal espanhol faz a mão cada uma das peças da marca. “Usamos madeira de florestas sustentáveis, e as tintas e óleos que aplicamos são ecológicos e vegetais, então nossos jogos são 100% livres de químicos e tóxicos. Assim, obtemos uma alta qualidade em nossos produtos feitos com pinheiros, faia, maple, noz, cedro, azeitona …” Acho espetaculares as torres de inspiração Montessori e o cortador de alimentos de madeira! #want!

IMG_5948
Puzzle de animais da selva da Djeco e o da direita de carros de marca desconhecida

4 thoughts on “Pensando em comprar um brinquedo plástico? Pense de novo!

  1. Tão engraçada a casa de encaixe da Goula. Por aqui, dessa marca, temos apenas um puzzle que o baby boy, a pouco e pouco, começa a compreender melhor. Mas gosto muito da diferente oferta que a marca tem, só ainda não tinha encontrado esta casinha mas parece tão gira. Obrigada pelo bom post. Que mais pais compreendam que os brinquedos de madeira, para além da sua beleza, escondem tantas outras coisas boas 🙂

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s