Porque vou fazer um Curso de Assistente Montessori?

Sou profissional da Comunicação e Relações Publicas e, desde o início do meu estágio em 2006 tenho trabalhado, nestes 11 anos que levo de experiência para instituições várias, como UNICEF, WHO ou Governos locais e Nacionais.

E, de um dia para o outro, PUMBA! Inscrevo-me para um curso de Assistente Montessori… sim, ser mãe leva-nos a fazer fazer estas coisas que NUNCA na vida tínhamos imaginado fazer.

Uma das razões, aliás, por que comecei o blog foi verificar, após a minha iniciação no mundo Montessori que, em Portugal, não havia quase informação e formação disponível para os interessados nesta área.

Quando fiz a minha primeira inscrição para ser Guia Montessori pela Associação Montessori Internacional (AMI), tive de desistir pois não foi viável levar a cabo os 2 anos de estudo e praticas entre Santiago de Compostela em Espanha, estando eu a residir em Portugal e com um bebé.

Mas… abriram um curso de Assistente de Guia no Porto, igualmente certificado internacionalmente pela AMI e, logicamente, não podia perder esta oportunidade!

Sei que vou aprender imensas coisas. Já li, antecipadamente, alguns livros da Maria Montessori e gosto muito da forma como ela escreve, desde a forma sensível como descreve o trabalho e a observação de crianças que fez durante anos, bem como o propósito de lhes dar o espaço e a independência que elas precisam.

“No curso de assistente explorarão a importância dos primeiros 6 anos de vida. Conhecerão as potencialidades com que nasce a criança, explorando os planos de desenvolvimento, períodos sensíveis e a linguagem, bem como a importância do movimento e independência. Estarão contemplados aspectos relacionado com a observação e criação de materiais. Terão assim a oportunidade de explorar a filosofia Montessori relativamente à liberdade e disciplina num ambiente preparado, a necessidade de não interferir, o respeito, a confiança e a segurança, entre muitas outros aspectos.”

Este curso, além de alargar o horizonte laboral para qualquer aluno, abre as fronteiras da parentalidade e da nossa relação com as crianças. Abre-nos os olhos para entender porque elas precisam do seu tempo e espaço, ou porque fizeram uma birra se foi mesmo por serem “birrientos” ou porque nós, adultos, sabedores de tudo, interrompemos um processo de aprendizagem, um encaixe das tampas da Tupperware ou ainda porque queremos que caminhem para direita quando é o caminho da esquerda eles acham mais fixe e não tem nunhuma inconveniente.

Muitas vezes, somos nós a raiz de certas atitudes das crianças, por isso acho que será um curso não só para aprender como apoiar uma Guia Montessori numa sala de aula, as quais são magicas, pacíficas e belas, mas também como para assistir aos nosso filhos na nossa própria sala de “trabalho” em casa.

Irei dando noticias por aqui sobre a temática que irei receber no curso e sei que este curso irá fazer a difenrença para aqueles que tenham a oportunidade de o completar.

O curso decorre do 18 ao 29 de Setembro no Porto, de 2ªf a 6ªf das 16h às 21h e sábado (23 Setembro) das 9h às 14h.

O resultado compensa largamente o investimento. Se tiverem disponibilidade não hesitem!

ami

Para mais informação:

Contacto: Sara Castañeda, E-mail: info@immac.mx
Tel.: +52 777 100 33 91/3, Tlm.: +52 777 406 28 47
Site: http://www.immac.mx

 

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s